Wilson Franco
Psicólogo e psicanalista, professor na Fundação Escola de Sociologia e Política, doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP e autor dos livros “Gente só” (Chiado, 2014), “Autorização e angústia de influência em Winnicott” (Casa do Psicólogo, 2014), “Expressões do indizível” (Patuá, 2019) e “Os lugares da psicanálise na clínica e na cultura” (Blucher, 2020). Coordena e publica periodicamente no blog e canal YouTube “Errâncias – psicanálise, política e literatura”.
Cursos
Neste curso, um analista se aproxima do trabalho de um filósofo que se declara amigo da psicanálise. Não se trata de um curso de exegese conceitual ou de introdução sistemática à obra do autor Derrida, assim como não se trata de um curso sobre psicanálise e muito menos de psicanálise aplicada ou patografia. Trata-se, sim, de uma interpelação: evocar Derrida, de forma a fazê-lo tratar de temas que nos interessam, que urgem, que nos tocam.
O curso se propõe a apresentar contribuições da teoria do psicanalista Donald Winnicott em relação à possibilidade de transformação subjetiva, cultural, social e política. Cada aula abordará o tema a partir de um ângulo distinto da obra de Winnicott e abordará uma temática específica, mantendo sempre em vista a problemática central das transformações.
O curso aborda temas centrais do winnicottismo a partir de uma perspectiva crítica e pautada pelas urgências de nosso tempo e meio.