Vladimir Safatle

Professor titular do departamento de filosofia e do instituto de psicologia da USP. Professor-convidado das universidades de Paris VII, Paris VIII, PAris X, Essex, Toulouse, Louvain, Stellenboch, visiting-scholar da Universidade de California – Berkeley. Autor, entre outros, de: Maneiras de transformar mundos: Lacan, política, emancipação (Autêntica, 2020), Introdução a Lacan (Autêntica, 2018), O circuito dos afetos (autêntica, 2016), A paixão do negativo: Lacan e a dialética (Unesp, 2006). É um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP).

Cursos

A construção estética do Brasil e seus impasses

O Brasil é, entre outras coisas, um projeto estético que procurou articular certa forma muito específica de modernização e de modernismo. No momento atual, em que o país encontra-se em crise profunda, nada mais adequado do que rever tal projeto, suas contradições, suas forças e fraquezas.


Para além do prazer: figuras do desejo insubmisso

O curso visa constituir um cartografia de um dos eixos da economia libidinal do tempo presente através da temática da procura de um gozo para além do prazer.


Lacan: transformar a psicanálise em uma arma

O curso visa introduzir as dimensões políticas e críticas do pensamento e da prática de Jacques Lacan a fim de mostrar sua atualidade diante de alguns  desafios maiores do presente.