Pedro Ambra 

Pedro Ambra 

Psicanalista, professor da PUC-SP,  doutor em Psicologia Social pela USP e em Psicanálise e Psicopatologia pela Université de Paris.

Cursos

A invenção da masculinidade: violência, história e subjetividade

A conferência visa apresentar o percurso de constituição da masculinidade enquanto construção ao mesmo tempo histórica e psíquica, demonstrando como seu nascimento na modernidade patriarcal é concomitante à instauração do capitalismo e do colonialismo.


Psicanálise e Revolução

O curso “Psicanálise e Revolução” —uma parceria da Cult com a Escola Tamuya de Formação Popular —,  apresentará diversas perspetivas das relações entre horizontes radicais de transformação social e a teoria e práxis analítica.


Masculinidades: do estrutural ao plural

O curso visa introduzir es alunes a pontos chave na temática das masculinidades. Partindo da construção do problema da invisibilidade inicial do masculino – tomado muitas vezes como sinônimo de universal ou humano -, buscaremos desnaturalizar compreensões correntes da masculinidade visando a constituição de um percurso que vá da crítica ao patriarcado às suas possibilidades de subversão.


Antirracismo e psicanálise

O curso visa apresentar as contribuições da psicanálise para as diferentes hipóteses diagnósticas da problemática do racismo, compreendendo este não como a soma de fenômenos pontuais individualizados, mas antes enquanto pilar estrutural da sociedade.


Psicanálise, gênero e a questão queer

O curso visa apresentar os principais debates que se colocam na fronteira entre a psicanálise e os estudos de gênero.