Marília Moschkovich

Marília Moschkovich

Socióloga, mestra e doutora em educação (na linha de pesquisa Educação e Ciências Sociais) pela Unicamp. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e docente colaboradora do Instituto Gerar de Psicanálise. Trabalhou também no Museu de Antropologia da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, fazendo parte durante mais de uma década de uma rede internacional de pesquisa diretamente ligada às investigações bourdieusianas. No YouTube, Instagram, Twitter, Medium e outras redes sociais é @MariliaMoscou. Autora do Blog da Boitempo, faz parte também do conselho editorial da Revista Jacobin no Brasil.

Cursos

A política da “mãe”

Este mini-curso apresenta uma reflexão teórica crítica ao papel da categoria “mãe” na estrutura social, e as tensões e relações políticas que envolvem essa construção.


Bourdieu: uma introdução

O objetivo deste curso é apresentar de maneira didática e rigorosa as contribuições do sociólogo Pierre Bourdieu para uma análise crítica das relações sociais e desigualdades atuais do modo de produção capitalista.