Plasticidades: diálogos entre poesia e artes visuais
CURSO MINISTRADO POR: Diana Junkes
VAGAS: Fora
CARGA HORÁRIA: 8h
DIAS DO CURSO: 29 e 30/3, 5 e 6/4 - 19h
Neste curso pretende-se apresentar e analisar a arte contemporânea colocando em diálogo a poesia e as artes visuais, a partir de perspectivas críticas de leitura da plasticidade no poema, na tela, instalações, esculturas, muros.
R$ 25,00 – R$ 34,50
Sem estoque no momento!
Avisa-me quando voltar ao estoque.
Ementa do Curso
Neste curso pretende-se apresentar e analisar a arte contemporânea colocando em diálogo a poesia e as artes visuais, a partir de perspectivas críticas de leitura da plasticidade no poema, na tela, instalações, esculturas, muros. Valendo-me da interface entre as teorias de literatura, arte e psicanálise, proponho uma abordagem das obras intervalar, em que as visões tradicionais sejam tensionadas e desafiadas a deslocamentos. Serão consideradas desde a produção de artistas consagrados às manifestações urbanas como grafite e pichações. Fazem parte do corpus do curso Artur Bispo do Rosário, Lygia Clark, Rosana Paulino, Leonilson, Maria Bonomi, Maria Auxiliadora, Ayrson Heráclito, Tomie Othake, Waltercio Caldas, Cildo Meireles, Emanoel de Araújo, Renata Felinto, os Gêmeos (Otávio e Gustavo Pandolfo), Criola, Basquiat, entre outros e outras.
Aula 1:
Arte e palavra como ato: Artur Bispo do Rosário, Leonilson, Maria Auxiliadora, Ayrson Heráclito, Gertrude Stein e James Joyce
AIRES, Sueli. Arthur Bispo do Rosário em 5 atos. In: LEITE, Nina.; MILLÁN-RAMOS, J. Guillermo. Entreato: o poético e o analítico. Campinas: Mercado de Letras/FAPESP, 2011, p. 461-472.
IUCKSCH, Marlene. Arthur Bispo do Rosário: o prisioneiro da passagem. In:_____; MILLÁN-RAMOS, J. Guillermo. Entreato: o poético e o analítico. Campinas: Mercado de Letras/FAPESP, 2011, p. 425-460.
LEITE, Nina Araújo. O poeta e a passagem ao ato. In:_____; MILLÁN-RAMOS, J. Guillermo. Entreato: o poético e o analítico. Campinas: Mercado de Letras/FAPESP, 2011, p. 33-42.
LEMOS, Claudia de. Acordando discursos adormecidos: o que o ato poético diz do analítico. In:_____; MILLÁN-RAMOS, J. Guillermo. Entreato: o poético e o analítico. Campinas: Mercado de Letras/FAPESP, 2011, p. 21-32.
LEMOS, Claudia de. Joyce e Lacan. Um gozo dito opaco. In: LEITE, Nina; AIRES, Sueli; VERAS, Viviane (org). Linguagem e Gozo. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p. 15-26.
Aula 2:
Forma e vazio como manifesto: Lygia Clark, Maria Bonomi, Tomie Othake, Orides Fontela, Claudia Roquette Pinto, Ana Martins Marques e Maria Esther Maciel
CLARK, Lygia. Carta a Mondrian [1959]. In: FERREIRA, Gloria. Cotrim, Cecilia. Escritos de Artistas/ Anos 60-70. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 46
CLARK, Lygia. Da supressão do objeto [1975]. In: FERREIRA, Gloria. Cotrim, Cecilia. Escritos de Artistas/ Anos 60-70. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p.350.
GULLAR, Ferreira. Arte neoconcreta: uma contribuição brasileira. In: FERREIRA, Gloria. Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Coleção pensamento crítico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2006, p. 55-73.
RIVERA, Tania. A fantasia e o espaço: Lygia Clark. In:______. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac & Naify, 2013, p. 129-152.
Aula 3:
(Des)auratização do sujeito: o corpo como manifesto: Waltercio Caldas, Cildo Meireles, Emanoel de Araújo, Njideka Akunyili Crosby, Rosana Paulino, Hilda Hilst, Prisca Agustoni, Alberto Pucheu, Conceição Evaristo
MEIRELES, Cildo. Inserções em circuitos ideológicos [1970]. In: FERREIRA, Gloria. Cotrim, Cecilia. Escritos de Artistas/ Anos 60-70. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p.264-265
RIVERA, Tania. A aura e o sujeito em Waltrcio Caldas e Cildo Meireles. In: :______. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac & Naify, 2013, p. 225-243.
______. A estética é sempre política: Cildo Meireles. :______. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac & Naify, 2013, p. 325-380.
MASSENO, André. Arte e ativismo: o projeto fulminante de Nadia Granados. In: CHIARA, Ana; SANTOS, Marcelo; VASCONCELLOS, Eliane. Corpos diversos. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015, p. 141-156.
Aula 4:
Grafite, plasti(cidades): tua mais completa tradução: Gêmos, Criola, Jean-Michel Basquiat, Renata Felinto, Carlos Assumpção, Roberta Estrela Dalva, Ricardo Aleixo, Bruna Mitrano
PIZARRO, Marcio. O(A)bjeto: reflexões em torno da sociedade e da arte contemporâneas.
TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Tramas feministas na arte contemporânea brasileira e argentina: Rosana Paulino e Claudia Contreras, 2013.
______________ Rosana Paulino:” É tão fácil ser feliz”. Revista Gênero, v. 10, n. 2, 2012.
______________ Modos de viver artista: Ana Miguel, Rosana Paulino e Cristina Salgado. Revista Aulas. Dossiê Estéticas da Existência, Campinas, n. 7, p. 59-96, 2010.
Poemas e obras específicos serão indicados oportunamente. Todo material teórico-crítico será disponibilizado em pdf, arquivos de imagens ou filmes e links de pesquisa na internet aos inscritos logo após a confirmação das inscrições.
Ministrado por
Diana Junkes
É poeta e crítica literária. É professora de literatura na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), onde também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Poesia e Cultura – NEPPOC/CNPq. Foi professora visitante nas universidades de Yale, Illinois, Buenos Aires, Jaguelônica de Cracóvia. Dedica-se ao estudo da poesia brasileira, tema sobre o qual publica … Continue lendo “Diana Junkes”
Aulas
AULA 1
Data: 29/03/2021
Horário: das 19h às 21h
____________________________________
AULA 2
Data: 30/03/2021
Horário: das 19h às 21h
_____________________________________
AULA 3
Data: 05/04/2021
Horário: das 19h às 21h
____________________________________
AULA 4
Data: 06/04/2021
Horário: das 19h às 21h
_