Introdução à obra de Theodor Adorno
CURSO MINISTRADO POR: Felipe Catalani
VAGAS: Fora
CARGA HORÁRIA:
DIAS DO CURSO: 22, 24 e 26/02; 01 e 03/03/2021 - 19h
O objetivo do curso é, por um lado, familiarizar os leitores com os textos de Adorno, em geral considerados de difícil compreensão, e por outro apontar a atualidade crítica desses textos.
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Ementa do Curso
O objetivo do curso é, por um lado, familiarizar os leitores com os textos de Adorno, em geral considerados de difícil compreensão, e por outro apontar a atualidade crítica desses textos. O curso será estruturado em cinco aulas. A primeira aula será dedicada às origens da ideia de crítica, o renascimento moderno da dialética e a noção frankfurtiana de “teoria crítica”; a segunda aula abordará questões “metodológicas” da crítica cultural e da crítica estética de Adorno; na terceira aula, a partir da leitura de alguns aforismas da Minima Moralia e de outros ensaios, será abordado o sentido da reflexão moral adorniana e seu vínculo com a ideia de história; a quarta aula será sobre a interpretação adorniana do fascismo, levando em consideração o fascismo histórico e o potencial neo-fascista no pós-guerra; por fim, na quinta aula, discutiremos os desdobramentos da crítica dialética no Brasil a partir de textos de Roberto Schwarz e Paulo Arantes nos quais reverberam questões centrais da reflexão adorniana.
- O que é crítica?
A gênese política da crítica na modernidade. Da crítica em filosofia à ideia de teoria crítica. A relação com a dialética: Hegel e Marx. O paradigma da crítica da economia política. Conhecimento e interesse: descrever o mundo corretamente implica na necessidade de sua transformação radical. O conceito de sociedade e o ponto de vista da totalidade. Um mundo feito de abstrações: o fetichismo.
- O ensaísta: forma estética e materialismo
O ensaio como forma: ciência ou literatura? A ideia de crítica imanente e a “primazia do objeto”: uma questão de método, contra o método. A fragmentação da forma é adequada à descontinuidade no objeto. O que é crítica da cultura? A distinção entre cultura e arte. O que se sedimenta nas formas: a história e o ainda-não. Sofrimento e expressão. Autonomia da obra e negatividade estética: o modernismo de Adorno. “A música não deve ser bela, mas verdadeira”.
- Catástrofe permanente: a moral da história
Leituras da Minima Moralia: uma metafísica dos costumes reificados. Reflexão moral e objetividade social. O que é o “capitalismo tardio”? Estabilização do capitalismo e perenização da contradição. O mundo depois de Auschwitz e Hiroshima: a “civilização reconstruída”. Adorno como “decadentista”? O progresso e a ideia de história.
- Adorno, teórico do fascismo
“Quem não quer falar de capitalismo, deve calar-se sobre o fascismo.” A permanência de um fantasma. As aporias da “elaboração do passado”. Um problema de personalidade? A psicologia na análise adorniana do fascismo. Do fascismo histórico ao “novo radicalismo de direita”. O declínio da normalidade europeia restaurada.
- Negatividade brasileira: a dialética na periferia do capitalismo
Formação e desintegração: uma “dialética negativa” em solo nacional. Visões catastróficas de um crítico literário: Roberto Schwarz, leitor dos frankfurtianos. Teria Machado de Assis antecipado Adorno? O apocalipse colonial. A verdade periférica da modernização, a fratura brasileira do mundo: a teoria crítica de Paulo Arantes.
Bibliografia:
(Um roteiro de leitura mais detalhado será entregue aos alunos matriculados)
Textos de Adorno:
ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
___________________. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 2008.
___________________. Minima Moralia. Trad.: Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
___________________. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
___________________. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995.
___________________. Prismas. São Paulo: Ática, 1998.
___________________. Introdução à controvérsia sobre o positivismo na sociologia alemã. in: Benjamin, Walter et alli. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
___________________. Introdução à Sociologia (1968). São Paulo: Editora Unesp, 2008.
___________________. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Ed. Unesp, 2015.
___________________; HORKHEIMER, Max. Towards a new manifesto. London: Verso, 2011.
_________________.Resignação. Cadernos de Filosofia Alemã v. 23, 2018.
_________________.Primeiros escritos filosóficos. São Paulo: Ed Unesp, 2018.
__________________.“O que significa elaborar o passado” disponível em https://www.marxists.org/portugues/adorno/ano/mes/passado.htm
__________________.Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo: Ed Unesp. (no prelo).
__________________.“Capitalismo tardio ou sociedade industrial?” in Gabriel Cohn (org.). Theodor W. Adorno: sociologia. São Paulo: Ática, 1986.
___________________.“Observações sobre o conflito social hoje” (tradução não publicada)
_________________.Sobre Marx e os conceitos fundamentais da teoria sociológica (a partir de notas de seminário do semestre de verão de 1962). Tradução não publicada.
Outros textos:
ARANTES, Paulo. Ressentimento da Dialética: Dialética e Experiência intelectual em Hegel (Antigos Estudos sobre o ABC da Miséria Alemã). São Paulo: Paz e Terra, 1996
_____________. “A fratura brasileira do mundo” in Zero à esquerda. São Paulo: Conrad, 2004.
_____________. Sentimento da dialética. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
Habermas, Jürgen. Conhecimento e Interesse. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.
HORKHEIMER, Max. “Teoria crítica e teoria tradicional”. Os Pensadores, Abril, 1980.
_______________. O Estado Autoritário. (tradução não publicada)
POLLOCK, Friedrich. “Capitalismo de Estado” in Crise e transformação estrutural do capitalismo: Artigo na Revista do Instituto de Pesquisa Social, 1932-1941. Florianópolis: NEFIPO, 2019.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Ed. 34, 2012.
________________. Sequências Brasileiras. São Paulo: Companhia das letras, 1999.
________________. Machado de Assis: um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Ed. 34, 2009.
Aspectos técnicos
As aulas serão transmitidas pelo Google Meet. As instruções para o acesso serão enviadas por e-mail dois dias antes do início do curso. Se você se inscrever nos últimos momentos, receberá essas instruções no dia da primeira aula.
Nossas aulas são transmitidas ao vivo, mas são também gravadas e podem ser assistidas posteriormente. Os links dos vídeos ficam ativos por 30 dias corridos a partir do fim do curso. Oferecemos certificado apenas para quem tiver 75% de presença nas aulas ao vivo.
Para mais informações: [email protected]
Ministrado por
Felipe Catalani
Doutorando e mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pesquisa na Humboldt-Universität zu Berlin, Freie Universität e Université de Paris-Nanterre. É autor de diversos artigos na área de teoria crítica e filosofia alemã.
Aulas
AULA 1
Data: 22/02/2021
Horário: das 19h às 21h
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AULA 2
Data: 24/02/2021
Horário: das 19h às 21h
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AULA 3
Data: 26/02/2021
Horário: das 19h às 21h
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AULA 4
Data: 01/03/2021
Horário: das 19h às 21h
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AULA 5
Data: 03/03/2021
Horário: das 19h às 21h