Des(cons)truindo a Família

CURSO MINISTRADO POR: Marília Moschkovich

VAGAS: Fora

CARGA HORÁRIA: 8h

DIAS DO CURSO: 04, 11, 18 e 25/10/2022 - 18h30 às 20h30

 

O objetivo do curso é desnaturalizar o entendimento sobre a Família, deslocando-a do senso-comum, a partir da teoria social – em especial Antropologia, Sociologia, Filosofia e Psicanálise. Este curso parte de obras cinematográficas para explorar aspectos e contradições dessa instituição social – a Família.

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Ementa do Curso

“Família” é uma categoria do senso-comum que opera em nosso imaginário vem construindo relações sociais diversas nos últimos milênios da história ocidental e da história não-ocidental colonizada pelo mesmo Ocidente. O objetivo do curso é desnaturalizar o entendimento sobre a Família, deslocando-a do senso-comum, a partir da teoria social – em especial Antropologia, Sociologia, Filosofia e Psicanálise. Este curso parte de obras cinematográficas para explorar aspectos e contradições dessa instituição social – a Família. Os inscritos devem assistir os filmes indicados a cada semana (em algumas aulas dois filmes, em outras três), e a docente trará algumas referências da teoria social, abordadas a partir das obras assistidas. Nem a docente nem a Cult se responsabilizam por disponibilizar os filmes para os inscritos. Todos os filmes indicados estão disponíveis em streamings acessíveis, YouTube ou outras ferramentas de acesso digital.

Todas as aulas incluem momentos de falas expositivas da docente, assim como espaço para debates, comentários e perguntas da turma; serão utilizadas pontualmente metodologias que envolvem discussão em pequenos grupos, a depender do tamanho da turma inscrita. Outras ferramentas do curso online também animam a dinâmica de debate, perguntas e respostas etc. como enquetes, envio de perguntas anônimas e outros.

 

PROGRAMA DAS AULAS

AULA 1 – Família, branquitude, opressão de gênero e dominação colonial

A aula parte de dois filmes que retratam famílias diametralmente opostas em diversos sentidos, embora semelhantes em outros. As duas abordagens permitem uma incursão na instituição “Família”, questionando sua relação com os processos sociais de produção da branquitude, da opressão de gênero e o processo colonial.

Filmografia da aula:

  • Festa em Família (Festen / The Celebration) – Thomas Vintergerg, 1998 (Dinamarca)
  • A excêntrica família de Antônia (Antonia / Antonia’s Line) – Marleen Gorris, 1995 (Holanda)

AULA 2 – Entre gênero, raça e classe: uma breve história política e social da família e do trabalho reprodutivo

Os filmes de base desta aula abordam contextos sociais e históricos distintos mas semelhantes (Brasil e Estados Unidos), a partir do foco no trabalho reprodutivo e sua divisão colonial, racial, de gênero e de classe. Entre trabalhos de cuidado, limpeza, manutenção doméstica e o trabalho produtivo, de que maneira estruturas sociais mais amplas são produzidas e se co-produzem com a instituição Família?

Filmografia da aula:

  • Que horas ela volta? – Anna Muylaert, 2015 (Brasil)
  • A Cor Púrpura (The Color Purple) – Steven Spielberg, 1985 (EUA)

AULA 3 – Mãe e pai: filiação e gerações na manutenção da estrutura social

A tríade “mãe-pai-filho”, as parentalidades em geral e as relações de filiação são um ponto determinante na definição corrente de “família”. Os filmes escolhidos como base para esta aula trazem as relações intergeracionais como aspecto mantenedor da instituição Família e dos grupos familiares. A partir das abordagens de cada obra, a aula investiga mais a fundo algumas contradições e princípios contidos nesse tipo de relação.

Filmografia da aula:

  • Julieta (Julieta) – Pedro Almodóvar, 2016 (Espanha)
  • Capitão Fantástico (Captain Fantastic) – Matt Ross, 2016 (EUA)
  • Lavoura Arcaica – Luiz Fernando Carvalho, 2001 (Brasil)

AULA 4 – Binômios fundamentais: sangue/afeto, natureza/cultura, indivíduo/coletivo e Estado/Família

Encerrando o curso, a última aula aprofunda alguns pontos observados em aulas anteriores, a partir de três filmes que trazem – ora com mais leveza, ora com menos – situações paradigmáticas ou distópicas que permitem uma reflexão sobre alguns binômios fundamentais da Família como ideologia: sangue-afeto, natureza-cultura, indivíduo-coletivo e Estado-Família.

Filmografia da aula:

  • A decadência de uma espécie (The handmaid’s tale) – Volker Schlöndorff, 1990 (EUA/Alemanha)
  • Preciosa (Precious) – Lee Daniels, 2009 (EUA)
  • Juno (Juno) – Jason Reitman, 2007 (EUA)

 

Ministrado por

Marília Moschkovich

Professora Doutora do departamento de Sociologia da FFLCH/USP, é socióloga-antropóloga, mestra e doutora pela Unicamp, e coordena o Ímpar – Laboratório de Estudos Críticos da Família. Foi pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole por curto período, e no departamento de Antropologia da FFLCH/USP, no Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença … Continue lendo “Marília Moschkovich”

Aulas

AULA 1
Data: 04/10/2022
Horário: das 18h30 às 20h30

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AULA 2
Data: 11/10/2022
Horário: das 18h30 às 20h30

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AULA 3
Data: 18/10/2022
Horário: das 18h30 às 20h30

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AULA 4
Data: 25/10/2022
Horário: das 18h30 às 20h30